A Terra Santa de Araripe - A brilhante cronista carioca Lilian Newlands analisa o livro Imaculada / A Amazônia que nos deu à luz, de Oscar de Alencar Arari
QUARENTENA NEWS
A TERRA SANTA DE ARARIPE
Por Lilian Newlands
"O século XXI será o século dos poetas e dos jardineiros. Ou não será século nenhum. (Oscar Araripe, pintor, escritor, autor do recém lançado "Imaculada, a Amazônia que nos deu a Luz", Editora da Universidade Federal do Amazonas).
Lançado na Academia de Letras do Ceará, berço da familia Araripe, a obra tem 682 páginas, 36 ilustrações e, segundo o autor, surgiu da necessidade de pensar além do hoje e do agora, e acredita num futuro ideal,com tópicos como O Carnaval de Elevação, O Governo dos Poetas e Jardineiros e Santuário da Amazônia, entre outros.
Moisés Mota, escritor, membro do Pen Clube Internacional e do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, conseguiu traduzir o sentimento da obra e afirmou: "Essa obra é o marco de um novo gênero literário, a "imaculada", cuja essência combina pureza, poética e coragem visionária depara explorar utopias, uma nova linguagem de esperança e renovação".
Imaculada tem sido aclamada por escritores, acadêmicos, jornalistas e leitores em geral. Segundo o poeta Carlos Nejar, o livro está "fadado a figurar entre as melhores crônicas amazônicas de todos os tempos".
O pano de fundo, segundo Sergio Freire, da UF Amazonas,é a saga de uma familia indígena de migrantes cearenses em busca da felicidade na Amazônia. Uma narrativa de esperança é o fio condutor que reflete bastante as crenças de Araripe. Para Arnaldo Niskier, da ABL, a Amazônia do autor "é uma Amazônia redentora da humanidade".
Ou seja, o livro é também uma defesa da floresta, defesa sem faixas, encontros, militância e discursos. Um diálogo com a poesia, a esperança e a crença no futuro. É a Amazonia do cidadão Araripe que, com suas pinturas, comoveu quem as conhece, de Tiradentes - seu habitat - a Paris e Harvard e muitos outros lugares por onde perambulou.
Não se trata apenas da preservação da Amazônia, plantas, bichos,homens, clima do planeta. Tudo isso pode ajudar na preservação dessa terra santa e do ser humano. Essa espécie que poderia preservar tudo isso, mas que parece preferir o contrário.
FOTO/ Reprodução Instagram
O escritor Oscar Araripe exibe a capa do livro “Imaculada, a Amazônia que nos deu a luz”